Erica Ferrari é artista visual e pesquisadora. Nos últimos anos produziu objetos e instalações a partir de pesquisa em torno das relações entre o fazer escultórico, a prática social, a arquitetura e as condições históricas de diferentes cidades. Entre as exposições das quais realizou estão as individuais Estudo para Monumento (2017), na Funarte, em São Paulo, Has always been dystopia (2019), na XPO Gallery, em Enschede, Holanda, Memory-Lab Pavilion (2022), no Jester, em Genk, Bélgica e Letter of Time, The Mill at Vicksburg em Vicksburg, EUA (2023); e as coletivas InterAKTION 25 years of the German Reunification/30 years of the end of the Dictatorship in Brazil (2015), no Sacrow Schloss, em Berlin, Alemanha, 32° Bienal de Arte (2017), no International Centre of Graphic Arts, em Liubliana, Eslovênia, Novas Efervescências (2019), no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, O que não é floresta é prisão política (2018/2019), na Ocupação 9 de Julho MSTC em São Paulo, Casa Carioca (2020/2021), MAR Museu de Arte do Rio de Janeiro, Estamos Aqui Ocupação Ateliê 397 (2022), SESC Pinheiros, São Paulo, 37 Panorama da Arte Brasileira (2022/2023) no MAM – Museu de Arte Moderna, São Paulo e no SESC Sorocaba.
É doutoranda pelo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). Dentre os prêmios, recebeu o Prêmio “LIAEP – Lighton International Artists Exchange Program” (2020), Prêmio “Território Livre: marcos de memória na Unb”, Universidade de Brasília” (2020), Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea (2015), do Ministério da Cultura e Prêmio do “Programa de Ação Cultural PROAC” da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Possui trabalhos em acervos públicos e privados, dentre os quais Museu Nacional da República de Brasília, Museu de Arte Pedro Manuel-Gismondi de Ribeirão Preto (MARP), Acervo Municipal de Santo André, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC CCON) e Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR).
Obras em destaque
