“[…] O uso ou adoção da madeira escura do jacarandá e cortes metálicos de
movimentos sinuosos que alimentam uma imaginação construtiva, que torce formas
côncavas e convexas e faz com que suas estruturas tenham a definição da obra em
si, às vezes a forma se reduz a uma linha que avança ou que se inscreve no espaço. A
obra de Paulo Pereira se insere numa perspectiva ilimitada, expressando com um
requintado artesanato na madeira […].
Assim, o mesmo acontece na obra protobarroca de Pereira, uma associação entre
muitas outras, desde a construção, onde o desenho da madeira exerce o domínio da
forma, aos discos escuros, também de várias madeiras e com sutis ondulações numa
expressão sinuosa e sensual. Há ainda outra vertente de linhas duplas, retângulos,
cones alongados, dobras curvas de aço polido como se quisesse encastoar ou
interromper a continuidade da forma.”
Emanoel Araújo, São Paulo, 2019
Diretor Curador – Museu Afro Brasil
Exposições individuais:
2019 – A geometria de Paulo Pereira, Museu Afro Brasil, São Paulo
2017 – Marcantonio Vilaça, SESI/SENAI/CNI. Projeto Arte & Industria, São Paulo,
Goiânia, Fortaleza
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