Jean Araújo é um artista visual Baiano que vive e trabalha em Itu-SP. Todo o trabalho do artista busca a discursão dentro do campo da pintura, usando formas abstratas construídas com papel e tinta. O trabalho tem um jogo de luz e sombra, pois o foco da pesquisa é a Op Art.
Envolvido com essa vertente, a sua pesquisa privilegia efeitos óticos, em função de um método ancorado na interação entre ilusão e superfície plana, entre visão e compreensão. Os trabalhos da Op Art enfatizam a percepção a partir do movimento do olho sobre a superfície da tela. Nas composições abstratas as formas seriadas se organizam em termos de padrões dinâmicos, que parecem vibrar, tremer e pulsar. O olhar, é convocado a transitar entre a cor e a forma, a sombra e luz.
A construção do jogo entre luz e sobra se mostra como artifício para criar superfícies capazes de enganar os olhos do expectador e convidá-lo para uma reflexão sobre o trabalho. A pintura, de paleta reduzida, quase sempre monocromática, expressa uma economia de decisões, mas que ganha potência na construção do trabalho com uma estética sofisticada e minimalista. Nessa busca, o artista transita pelos diversos suportes como metal, madeira e papel para a construção pictórica do trabalho.