Valéria trabalha pesquisando as dobras e seus desdobramentos sobre diferentes suportes e mídias, questionando conceitos, sobre a impermanência e continuo movimento da existência. Transita entre a escultura, o objeto, a fotografia o vídeo e o desenho misturando os diversos meios.
Formada em Design pela PUC-RJ, concluiu pós graduação em História da Arte e da Arquitetura no Brasil em 1984. Em 1991 faz sua primeira individual na Galeria Millan em São Paulo e em 1993 no Centro Cultural São Paulo.
No Rio, expõe individualmente na Fundação Casa França Brasil em 1994 e no ano seguinte, no Palácio das Artes, BH e no Brazilian American Cultural Institute, Washington, EUA. Em 1996 ganhou o primeiro Prêmio Icatu de Arte, indo viver em Paris. Expõe na Galeria Debret, Paris, e na Culturgest, Lisboa.
Retornando ao Brasil, expõe em várias galerias, Galeria Candido Mendes, Galeria Silvia Cintra, Galeria Marcia Barroso do Amaral e na Galeria Tempo no Rio de Janeiro e na Galeria Rosa Barbosa, São Paulo, e em instituições culturais tais como como Centro Cultural da Light, no Paço Imperial, Rio de Janeiro e na Caixa Cultural, em Brasília. Participou de inúmeras exposições coletivas como Galeria Murilo Castro, Belo Horizonte, Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, entre outros.